sábado, 30 de janeiro de 2010

Motor. Qual escolher?

Um dia desses estava comprando um condicionador de ar e meu esperto tio me falou - Não compre 9.000 btus para uma área de 30 m2. Vai esfriar, mas irá forçar a máquina e o tempo de uso será curto. Com isso consegui fazer uma analogia com os motores veiculares. Além da marca e tecnologia embarcada, é necessário escolher um motor que venha oferecer o desempenho necessário do nosso cotidiano. Não pense em comprar um Jeep V8 se você mora em Porto Alegre (cidade plana) e apenas usa para o trabalho de escritório. Mas, sem dúvida seria uma boa opção para quem é madereiro e mora em Rio dos Cedros (SC).Obviamente estou sendo racional e não passional.

Para a maioria dos consumidores, motores de quatro cilindros, cilindrada média de 1.4 e 70-80 cv é o adequado. Motores de mesqua qualificação podem ter qualidades bem distintas. Recentemente a VW solicitou recall dos motores 1.0 flex. O velho motor 2.0 da GM é lerdo e beberrão. Aparentemente, de acordo com analistas, os motores 1.4 da Fiat e GM apresentam boa eficácia. Porém, aindo acho cedo para uma definição plena, mas acho a melhor opção nesta categoria. O motor do C3 está nesta categoria e muitos reclamam da sua eficácia e problemas. O antigo motor do Celta e do Ford Ka também não eram nada interessantes.

Para quem viaja mais frequentemente ou apresenta trajetos urbanos mais íngrimes o motor 1.6 e 2.0 confere um ganho muito bom comparado com os anteriores. Os motores da VW/Audi são ótimas opções. O motor Fiat 1.8 (Palio Weekend, Marea, Stilo) também são muito bons. Na Citroen, os motores 2.0 apresentam bom desempenho e consumo adequado, mas são ruidosos e frágeis. Aparentemente a Pegeout não sofre destes inconvenientes da co-irmã. Os motores 1.8 da Toyota são os mais confiáveis neste segmento, na minha opinão. Conferem bom desempenho, silenciosos, consumo adequado e baixa manutenção. Não é a toa que é líder de vendas deste segmento a nível mundial.

Agora, para quem já pode usufruir - por necessidade ou puro prazer, dos motores de 6 cilindros, realmente não querem nunca mudar. Isto é um problema, pois a maioria desles determinam consumos bem elevados, em torno de 4 a 6 km/L. Naturalmente comento sobre motores 6 cilindros a gasolina, pois a Diesel não faz a minha praia. Atualmente, a Ford lançou o Fusion V6 3.0 que determinou-me uma bela surpresa. Eles criaram um motor de 6 cilindros que trabalha com 4 quando não exigido. Isto significa um consumo médio urbano de 7km/L para um motor 6 canecos. Realmente é minha escolha na categoria. Basta ver seu redimento futuro. Muitas marcar estão consagradas, e a BMW ganha disparadamente. A série 3 e X3 são exemplos da primasia germânica na criação de bons carros. Lembro-me também da máquina fantástica do Ford F1000 ano 96. O motor era tão bem feito que você poderia colocar um taça de vinho no capô que não criaria nenhuma vibração. Não tenho expeirência com os motores 6 cilindros orientais, franceses e outros europeus. Na linha americana o Jeep-Chrysler é muito forte, de alto consumo e muito resistente. Tanto o C300 quanto a linha Grand Cherokee oferecem muita qualidade mecânica, mas como dito, pecam pelo alto consumo. Um outro bom V6 é da atual GM Captiva Sport com 3.6 litros. Anda como poucos esportivos, mas bebe como uma Ferrari. Infelizmente, pois o carro realmente foi bem projetado e tem um lindo design. Porém, não desanime. Ele faz 5,4 km/L urbano e muitos carros são similares neste consumo - inclusive a BMW 6 cilindros em linha e 3.0 litros.
Como dito previamente, um motor de alta perfomance como de 6 cilindros (linha ou em V), determina um prazer único. Desde que eu comprei meu primeiro, sempre adquiri apenas outros veículos de motorização similar. Ultrapassagens, subidas, carretas ou carretinhas - nada disso é problema. Normalmente estes motores apresentam um durabilidade alta, podendo chegar facilmente aos 200.000 km sem muitos problemas.

A escolha é sua. A minha motorização atual já foi escolhida: Ford Fusion AWD V6 3.0.
Bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário