quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Comprando um carro - Parte I

Alguém lembra quando o ex-presidente da República Brasilis disse que os carros brasileiros eram carroças? Aquele mesmo que foi deposto do cargo. Bem, nisso ele tinha razão. Se passaram praticamente 20 anos desde aquele dito; muito coisa melhorou desde então. Muitos carros disponíveis no mercado nacional são os mesmos vendidos lá no exterior. Pero no mucho. Muitas marcas ainda lançam carros com uma defazagem de 2 a 4 anos.

Temos agora outros problemas para quem quer comprar um carro, seja pela primeira ou miléssima vez. As estradas são regulares a péssimas. Quando boas, o pedágio é obrigatório e quase um assalto. Nos oferecem carros potentes, equipados e lindos, mas sem estradas adequadas para desfrutarmos na plenitude a conquista veicular. Quando nos deportamos para o âmbito urbano, falta infraestrutura, locais de estacionamento e uma multiplicidade de instrumentos promotores de multas. No final das contas, é um pneu furado, um amortecedor estourado, uma roda torta, pagamento mensal de estacionamento privado, etc.

Não podemos esquecer também os impostos e seguros. Além dos 25 a 40% do valor do veículo ir para as mãos da mãe-pátria temos o IPVA que pode variar de 300 a 1500,00 reais, nos carros mais comuns. O seguro pode ser um roubo, principalmente nas grandes cidades. Alguns carros podem ser segurados em 7.000 reais. Tudo isso deve ser levado em conta.

Comprar um carro é similar a querer casar. Estás com vontade? Pense seis vezes. Analise criteriosamente os fatos e se chegares que tens bala na agulha para aguentar o rojão...então boas compras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário