terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Uno Mille - Um grande pequeno carro.

Quem não teve um Fiat Uno Mille? Há 10 anos atrás, esta pergunta seria acompanhada de uma afirmação: então você terá! De fato, este modelo revolucionou a Fiat que balançava após alguns modelos modestos (deve ser feito exceção para uma série limitada do Fiat 147).

Quem olha os atuais Smarts e conhece a história do Uno deve estar questionando a discrepância entre custo e proposta de carro, inclusive o reestilizado Fiat 500. O Uno sempre foi e será um carro simples, funcional e barato. Sua mecânica simples 1.0 dificilmente dava problemas. As tentativas de fornecer um motor mais potente como 1.5R nunca vingaram.

O melhor modelo Uno Mille, na minha opinião, foi o ELX (94-96) e depois, reestilizado para o Uno Mille Eletronic. Não tinha nada para fazer. Afinal, foi criado para ligar e andar. Nada de botões enfurecidos e ansiosos para serem apertados. Direção? Para que? O carro é tão leve que parece que tem. Um ar condicionado poderia vir, mas afetava a dinâmica mecânica. De fato, o carro é urbano e para cidades planas. Viajar era possível, mas com estilo vovô. Jamais pensar em ultrapassagens.

O interior era simples e resistente. Cabia muito bem dois adultos e duas crianças. O portamalas era para uso urbano também. O design era bem formoso e, se analisarmos bem, mudou muito pouco para o atual modelo (ainda em vendas).

O Uno Mille foi o fusca da década de 90. Ponto final.

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