sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Comprando um carro - Parte III

Num tempo pouco distante, o carro era um investimento. Hoje, é um simples bem de consumo. São raros os casos onde o comprador fica com o mesmo carro por mais de 5 anos.
Sendo assim, devemos ponderar mais alguns fatores antes de finalizar a compra. Quanto mais luxuoso e caro, maior será a desvalorização. Se o carro for importado pode haver problema em peças e custo de manutenção.
Existem marcas consolidadas aqui no Brasil, e optar por outros veículos pode ser arriscado. A Hyundai oferece garantia de 5 anos, mas isso não significa um porto seguro - apesar de achar que esta marca é uma opção interessante. Quem não gostaria ter um Jaguar ou Porsche na garagem. Um dos meus carros eleitos é o Chrysler C300, mas o custo e manutenção são perigosos. Lembre-se que os carros mais lindos, ficarão sem graça e desatualizados em cinco anos. Lembras do Monza 1.8? Lindo, esbelto, potente, tudo de bom em 1990. Hoje é uma carroça diante qualquer veículo da sua classe.
Quando sabemos que ficaremos com um carro por menos de 5 anos, acho salutar optar por modelos mais econômicos e de maior giro comercial. Por exemplo, um Gol ou Fiat Uno é dinheiro na mão, mas tente vender um Jeep Grand Cherokee. Tudo é uma questão de quanto você pode gastar e perder dinheiro, e o quanto és apaixonado por um modelo em especial. Eu já tive um Cherokee e uma BMW e fui muito feliz. Tive problemas apenas na hora de vender. Isto é um fato.
Resumindo, escolha o carro que mais se aproxima dos seus anseios, mas sem esquecer o pós-venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário