sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Citroen C4 Grand Picasso. Um grande ponto de interrogação.

Quem conhece, reconhece. O projeto C4 grand picasso da Citroen supera, em praticamente todos os quesitos, seus virtuais concorrentes. É um carro que foi lançado com toda parafernália imaginável - e bota eletrônica nisso, que conquista os simples (e até os mais exigentes) mortais. Inclusive eu comprei um. No momento só um modelo disponível - Exclusive, e com um único opcional: teto panorâmico.

O carro traz uma beleza de avião, interna e externamente. Tem um design futurista agradável. É confortável - cabe 7 pessoas, excelente dirigibilidade, consumo adequado, silencioso, ótimo sistema som (muito bom mesmo), e muitos mimos.

Mimos e muitos funcionais e importantes. Vai no portamalas e há uma lanterna. Olhe debaixo do tapete e há um espaço para porta-trecos. O banco traseiro fornece um mesa de avião para conforto dos passageiros. Todos os bancos podem ser rebatidos forcenendo um volume de praticamente 2 mil litros. Odorização interligada ao ar digital que é QUADRIZONE.

Dois detalhes que demonstram a qualificação tecnológica do carro: chave e segurança. A chave é um ser pequeno que liga, trava e outras cositas. A chave em si fica inserida no próprio controle - não precisa ficar comprando um chaveiro cheio de tralhas. A segurança não reside apenas no número de Airbags, ABS, controle de tração, etc. Basta você apertar mais forte no freio, e como uma desaleceração moderada, que autoamticamente liga-se o pisca alerta. Isto sim é coisa bem pensada.

O habitáculo é surpreendetemente bem feito, um dos melhores projetos que já pude observar. O conforto do motorista é nota 10. Os banco envolve a pessoa. Os controles estão próximos aos dedos (eu disse dedos e não maos). A direção é fixa, apenas o volante gira - e, isto é fantástico para quem quer usar os controles de bordo na direção, como mudar música, mudar a cor do painel, alterar o som ou ativar o piloto automático. O sensor de chuva e luminosidade funcionam muito bem. Como o carro é alto, confere uma percepção visual externa excelente.

O grande destaque eletrônico fica por conta so parking system que é muito fiel e não fica restrito ao sininho - há visualização eletrônica no painel. Também permite avaliar se a vaga disponível é adequada para seu usado pelo carro - trata-se de uma leitura eletrônica. Excepcional.

Afinal, e tentando resumir, é como dizem: é um Boeing de 4 rodas. É um carro feita para família se sentir em casa.  O motor 2.0 de 4 cilindros fornece um torque bom, e sua aceleração é agradável. Atualmente disponível apenas à gasolina, consome em média 7 a 9 km/L na cidade e chega a 12-13 na estrada. A possibilidade de troca de marchas através das borboletas (estimula F1) funciona e é interessante em alguns casos - direção mais agressiva ou situações íngrimes. O câmbio é automático com a alavanca fixada ao eixo da direção, lembrando os carrões da década de 50-70. Foi uma ótima escolha, além de fornecer um acesso melhor ao motorista e deixar mais espaço no carro (entre bancos).

Nos últimos dois anos foi a melhor opção disponibilizada no Brasil, com um custo aproximado de 89 mil reais. Infelizmente, e não sei o porquê, nunca há um carro perfeito. E devido estes pequenos problemas acabei vendendo o meu. O carro não transmite confiabilidade no que tange a duração de materiais. O tecido desbota rapidamente, além do que é horrível para limpeza. O sistema de suspensão não foi adaptado ao Brasil (feito na Espanha), logo começa a transmitir os deleixos das nossas estradas. De fato, com 1000km tive que trocar o sistema amortecimento da direção. Revistimento em carpê da lataria dos pneus traseiros é impensável e sua duração logicamente é pequena. Furou o pneu, dançou. O estepe fica embaixo do carro. Mas, o que realmente deixa com a pulga atrás da orelha é a falta de confiança mecânica na marca. Uma parcela significativa dos carros Citroen apresentam falhas neste setor.

O grande ponto de interrogação deste carro é a durabilidade. Acredito que quando disporem um interior com couro e tecidos mais resistentes, mudar o local do estepe, associado com um motor mais confiável e potente (6 cilindros preferencialmente) ele se tornará um dos melhores carros no Brasil. É difícil achar alguma coisa que o carro deveria ter. Talvez uma complementação com Bluetooh, entrada USB e controle mais completo do som no volante.

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