sábado, 27 de fevereiro de 2010

Ford Fusion 2010

Um sedã americanizado com uma visão mundial. O novo Fusion chegou ao mercado nacional muito além de um remake. Trouxe uma bagagem tecnológica digna de um carro padrão sec. XXI com seu sistema Sync-Microsoft. Se alguém tem ou tinha e gostava do antigo Fusion pode comprar o novo que irá se surpreender, porém com o sistema V6 AWD.

O sistema Sync permite uma ampla interação com o veículo e mundo. Por exemplo, permite conexão automática com seu celular (depende do modelo do celular) onde você fala, atende, disca simplesmente apertando um botão no volante. De fato, o Fusion permite que você fale com ele. O sistema Sync permite assistir filmes em DVD pelo seu monitor de 7 polegadas no painel central. Porém, só com o carro parado (imposição legal). Por sinal, o monitor pode ser transformado num quadro digital – basta você inserir suas fotos digitais. Seu disco rígido é de 10GB. A grande falha do sistema é a ausência do GPS no Brasil (você está sempre no México – onde foi produzido o carro). A Ford promete oferecer este dispositivo, mas sem data definida.

O sistema de som é SONY, com uma qualidade fantástica, feita para os mais exigentes. Contudo, como a perfeição não existe, existem algumas falhas ou ausências no sistema e conforto interno. A luz de cortesia não pode ser apagada se quiseres. Luz no porta-luvas não existe, limpador pára-brisa automático também foi esquecido. Coisas que um carro deste porte (100.000 reais) deveria obrigatoriamente ter. Um grave erro é a entrada de USB que fica escondido dentro de um porta-treco no apoio central. O computador de bordo funciona mais com muitas informações subjetivas – deveria ser mais preciso. Observe que controle de consumo imediato é feito com um sistema gráfico de barras. Loucura, até mesmo o Fiat Pálio oferece informações digitais. Não existe fechamento automático de vidros e travas, só colocando como opcional.

O espaço interno e o porta-malas são muito bons. O banco de couro, revestimento interno e outras peças são de boa qualidade. Condicionador de ar bi-zone, mas poderia ser quadri-zone, é eficaz e pode ser controlado verbalmente. Os controles são simples e eficazes. Não existe uma parafernália de botões. O visual do painel é agradável. Existe a possibilidade de fornecer uma luz ambiente suave com sete cores disponíveis. Externamente, o novo Ford Fusion manteve suas linhas. Porém, adquiriu um ar mais agressivo e robusto. Independente do ângulo de visão, a beleza se faz presente. A combinação pneu e roda ficaram perfeitas.

O câmbio automático tiptronic permite ao felizardo motorista uma condução suave ou extremamente agressiva, movida por seus canecos. O motor realmente oferece muito prazer e, apesar de ser V6, sua tecnologia confere consumo aceitável. Aproximadamente 7 km/L na cidade e com ar ligado. Na estrada, chega aos 10 km/L. A suspensão é agradável e macia, porém baixo. Isso aumenta a dirigibilidade e o risco de batidas na parte frontal do carro.

É um carro que oferece muitos dengos e um motor. Particularmente não acho interessante a versão 4 cilindros. Não se esqueça que o carro é pesado. O motor V6 com sistema AWD (controle de tração em todas as rodas – All Wheel Drive) é a opção para ser adquirida. Neste modelo dou uma nota 8,5, pois sou exigente. Em resumo, eu compraria este novo Ford Fusion, pois transmite conforto, qualidade e durabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário